Foi feita uma pesquisa no Kennel Club no Reino Unido, onde várias raças foram estudadas e classificadas por 5 traços básicos de personalidade. Características como abertura, extroversão, amabilidade, lealdade e estabilidade emocional estavam entre as características avaliadas. A partir daí, o estudo buscou entender se os cães escolhidos possuíam personalidade semelhantes aos de seus donos.
Os resultados mostraram que, de forma inconsciente, as pessoas escolheram cães cujo traço de personalidade era parecido com os delas.
Pessoas positivas e felizes geralmente escolhiam raças adoráveis e extrovertidas, como Golden Retrievers. Pessoas que tinham fortes habilidades organizacionais e eram fortes seguidores de regras, tendiam a escolher Schnauzers miniatura – uma raça conhecida no Reino Unido por sua facilidade de treinamento. Para aquelas pessoas que têm muitos interesses e adoram correr riscos, os Whippets foram a escolha.
Parece que muitas vezes podemos dizer muito sobre uma pessoa pelo tipo de cachorro que ela possui. ‘É impressionante ver quantas pessoas inconscientemente selecionam raças de cães com personalidades que combinam com seu próprio caráter”, disse um dos pesquisadores.”
Já outro estudo vai contra este citado, sugerindo que a raça sozinha não é uma maneira precisa de prever a personalidade do cachorro.
Mas, o que pode ser verdade é que as pessoas escolhem raças com base em suas noções preconcebidas.
Deixe um comentário